Um jovem e seu grande coração

A vida dos santos manifesta a glória de Deus nas mais diversas situações da vida humana. São inúmeros os relatos sobre homens e mulheres que em tantos momentos históricos, lugares ao redor do globo e circunstâncias pessoais souberam dizer sim ao plano de amor do Senhor. Cristo se fez homem como nós e assim, assumiu a nossa realidade, nossas vivências, nossa caminhada. Pelo Espírito Santo, recebemos a luz e a força que moldam nossos pensamentos, palavras, trabalhos, alegrias, dificuldades, relações sociais, enfim, toda a nossa vida de acordo com Aquele que, sendo Deus e Homem, tem um coração pleno de amor. Todos as pessoas são chamadas à santidade, e os passos para ela ocorrem no nosso dia a dia, em uma “história de amor única e irrepetível”, como nos ensina São João Paulo II.

Venho trazer para vocês a história de um jovem de nosso tempo, de alguém que compartilhou conosco muito do que nós vivemos e que no dia 10 de outubro de 2020 será beatificado: Carlo Acutis. Nasceu em Londres no ano de 1991, mas cresceu na Itália. Os relatos, fotos e vídeos sobre a sua vida são cativantes, pois vemos um garoto alegre e de certo modo, comum a todos os outros garotos de sua idade: andava de bicicleta, jogava videogames, viajava, reunia-se com os amigos, ia à escola, gostava de informática. Impressionam tanto o seu estilo comum, bem como a sua vida interior, a grandeza de seu coração…

O jovem Carlo comungava e rezava o Rosário diariamente, confessava-se com frequência. Mostrava-se próximo e exemplar para os que com ele conviviam, acolhendo e manifestando com firmeza para os colegas sua vida de fé, frente às realidades do século XXI. Empenhava-se em obras de caridade, desenvolveu um apostolado na internet, pelo qual apresentava os vários milagres Eucarísticos. Gostava de viajar para Assis, cidade do grande São Francisco. No ano de 2006, por causa de uma leucemia, portou-se heroicamente diante da dor e ofereceu a sua vida na intenção do Papa. Pensava nos outros mesmo ali, no seu difícil leito de morte, seu coração estava inundando de paz. Assim declarou: “Morro feliz porque nunca desperdicei um minuto da minha vida em coisas que não agradavam a Deus”.

Desse modo, a mensagem que Carlo Acutis nos traz é a de que o sublime tesouro da santidade é próximo e acessível a nós. Sim, aqui e agora, o Senhor nos convida amorosamente para uma vida que vale a pena, uma vida de união com Ele e que se transborda generosamente para cada um de nossos irmãos e irmãs. Carlo soube, em suas atividades rotineiras, ao longo de seus 15 anos aqui na Terra, mergulhar profundamente na graça de Deus e produzir assim, frutos de vida eterna. Sua história revela-se como um modelo de vida muito familiar a nós e inspira-nos confiança, porque a ação divina no jovem Carlo é uma bela prova da constante e ininterrupta ação do Senhor na história, no nosso tempo.

A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria”

É uma alegria muito grande saber que os santos são como nossos irmãos “mais velhos”, que se importam conosco e com amor, acompanham nossa caminhada. Carlo Acutis, que se mostrou tão magnânimo para com aqueles que dele se aproximavam, sem sombra de dúvidas tem um coração do tamanho do mundo, capaz de fazer-se amigo, lá do Céu, dos inúmeros jovens do século XXI e assim, iluminar tantas realidades, seus desafios, sonhos, vivências e questões. Podemos contar sempre com o Anjo da Juventude, como é chamado, pois viveu com plenitude o que Deus lhe dispôs em tão poucos anos.

Estar sempre unido a Jesus, este é o meu projeto de vida!

Como lições de vida do nosso amigo do Céu, gostaria de destacar alguns pontos: importância da vida de oração, coração a serviço do próximo, santidade na vida diária, entrega total a Deus de nossa vida, alegria. Mesmo diante de uma forte doença, não deixou-se abalar, porque seu coração estava repleto de um amor sobrenatural, um amor que se derrama abundantemente em nossas almas, pelo Espírito Santo. Bendito seja o Senhor, que presenteia sua Igreja com mais um grande exemplo e intercessor. Amigo e Bem Aventurado Carlo Acutis, rogai por nós!

A tristeza é a visão voltada para si, a felicidade é o seu olhar para Deus

Texto de Carlo Acutis:

Decidi ajudá-los, compartilhando alguns dos meus segredos mais especiais para aqueles que desejam rapidamente alcançar o objetivo da santidade:

  1. Você deve querer isso com todo o seu coração, e se esse desejo ainda não tiver aflorado em seu coração, deve pedir com insistência ao Senhor.
  2. Vá à missa todos os dias e faça a Santa Comunhão.
  3. Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias.
  4. Leia todos os dias uma passagem da Santa Escritura.
  5. Se você puder fazer um momento de adoração eucarística diante do altar, lugar onde Jesus está realmente presente, verá o quão maravilhosamente pode aumentar o seu nível de santidade.
  6. Vá ao confessionário toda semana, mesmo que os pecados sejam banais.
  7. Faça pedidos e ofereça flores para o Senhor e Nossa Senhora, a fim de ajudar os outros.
  8. Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne Seu melhor amigo”.