O problema dos PDFs grandes.

Diante do grande avanço que tivemos nestes últimos anos em relação a digitalização dos processos. E por motivos de segurança, é utilizado arquivos em .pdf para a documentação oficial na maioria dos sistemas que gerenciam os processos.

PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo que tem um intuito de trazer segurança ao sistema, por isto os arquivos enviados são assinados digitalmente.

Diante desta segurança, existe um grande problema: muitas vezes o .pdf criado é um arquivo maior que o permitido pelo sistema. Diante dessa realidade, principalmente em documentos físicos que foram digitalizados, a compactação de arquivos é necessária para o envio do arquivo. O grande vilão desta restrição de tamanho são os compactadores gratuitos.

Sites que fazem essa compactação executam muito bem este papel. A grande indagação é: para onde vai o seu arquivo? Quem está vendo aqueles dados? O que aconteceria se alguém visse aqueles documentos?

Diante do princípio da privacidade, sua e de seu cliente , não utilize serviços online de compressão de arquivos, pois não é possível saber como será utilizado estes arquivos. Depois do upload, você perde o controle de seu arquivos, não sabendo quem faz a leitura do arquivo. Utilize programas locais para a compressão de arquivos. Ás vezes, o barato sai caro e lembre-se da regra máxima na internet: se algo é grátis na internet, muito provavelmente o produto é você e suas informações.